A Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários convida para a submissão de propostas para a organização de Reuniões Temáticas do 8º Fórum Permanente de Museus Universitários.
O 8º FPMU acolherá as Reuniões Temáticas na sua grade de programação como forma de fomentar as discussões sobre questões pertinentes ao campo das coleções e museus universitários que buscam ampliar e enriquecer o debate acadêmico. Entende-se por Reunião Temática uma sessão de diálogos entre pares que se reunirão durante o evento, em data e horário abaixo indicados, para tratar de assuntos específicos à sua área, com o intuito de evidenciar questões, proposições e encaminhamentos dentro do Fórum. Cabe aos coordenadores organizar, orientar e secretariar as Reuniões Temáticas entre os participantes.
As sessões acontecerão no dia 26 de agosto, terça-feira, das 14h às 18h, dentro da programação do 8º FPMU. A plenária final ocorrerá na manhã do dia 29, na qual serão lidos os resumos dos encaminhamentos e deliberações das RTs.
As propostas de Reuniões Temáticas deverão abordar questões centrais para as coleções e museus universitários, podendo dialogar com o tema desta edição: “Coleções, Museus Universitários e Sociedade: elos entre Ciência, Cultura e Comunidade”, que enfatiza a interação entre instituições de ensino, pesquisa, extensão, comunidades, movimentos sociais e redes de cooperação.
Critérios: as propostas de RTs devem ser enviadas entre os dias 07 de abril e 07 de maio de 2025 unicamente por meio de formulário eletrônico. Cada proposta poderá ser submetida por até 02 (dois) coordenadores/as, indicando a estimativa de participantes, acompanhada pelo título, resumo de 200 palavras e 3 palavras-chave. Os textos completos serão publicados no e-book do 8º FPMU mediante a aprovação final da proposta e realização da respectiva Reunião Temática. Maiores detalhes serão enviados posteriormente aos coordenadores das Reuniões Temáticas aprovadas.
As propostas serão analisadas pelo Grupo de Trabalho RTs do 8º FPMU e poderão ser aprovadas, recusadas ou recomendadas para fusão com outras propostas, em função da similaridade de temas e da logística da organização dos espaços. Os locais das RTs aprovadas serão divulgados juntamente com a programação completa do evento.
Após a realização das RTs, os/as coordenadores/as deverão organizar e submeter os textos finais para sua publicação no e-book do evento, elaborados a partir das discussões conduzidas em seu grupo, até o dia 20 de setembro, sem prorrogação, seguindo as normativas da publicação, que serão disponibilizados pelo GT oportunamente. Os/as coordenadores/as serão os autores/as dos textos.
Os/as coordenadores/as das respectivas RTs serão responsáveis pela organização, divulgação e realização das respectivas sessões e deverão estar inscritos no 8º FPMU no ato da submissão da proposta. As Reuniões Temáticas terão como público toda e qualquer pessoa inscrita no evento, sem restrições.
O 8º FPMU disponibilizará a sala e, caso necessário, equipamentos de projeção para cada Reunião Temática.
Na plenária final do 8º FPMU serão apresentados os relatos de forma bem resumida de cada uma das Reuniões, com o objetivo de compartilhar as experiências dos grupos e encaminhamentos para aprovações.
Os pareceres serão enviados por e-mail pelo Grupo de Trabalho aos proponentes das Reuniões Temáticas até o dia 26 de maio de 2025.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: forumdemuseusuniversitarios@gmail.com
Os casos omissos serão avaliados pelo GT Reuniões Temáticas da RBCMU e a Comissão Organizadora do 8º FPMU.
Segue o endereço do formulário de submissão da proposta:
https://forms.gle/6VtUFukXoRcbMCNh9
Abraços,
Grupo de Trabalho RTs do 8º FPMU
Bruna Portela (MAE UFPR)
Elane Santos Gonçalves (EBA UFBA)
Giulia Giovani (UFMG)
Marianna Soares (DDC DEX UnB)
Mauricio Candido da Silva (MAV FMVZ USP / RBCMU)
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.