fpmu

fpmufpmufpmu

fpmu

fpmufpmufpmu
  • Página inicial
  • Tema 8ºFPMU
  • Programação
  • Submissão de Trabalhos
  • Inscrições
  • Reuniões Temáticas
  • Comissões
  • Guia de Acolhimento
  • Hospedagem
  • Restaurantes
  • Contato
  • Memória 7º FPMU
  • Mais
    • Página inicial
    • Tema 8ºFPMU
    • Programação
    • Submissão de Trabalhos
    • Inscrições
    • Reuniões Temáticas
    • Comissões
    • Guia de Acolhimento
    • Hospedagem
    • Restaurantes
    • Contato
    • Memória 7º FPMU

  • Página inicial
  • Tema 8ºFPMU
  • Programação
  • Submissão de Trabalhos
  • Inscrições
  • Reuniões Temáticas
  • Comissões
  • Guia de Acolhimento
  • Hospedagem
  • Restaurantes
  • Contato
  • Memória 7º FPMU

Bem-vindo à página de submissão de trabalhos do 8º Fórum Permanente de Museus Universitários!


Estamos entusiasmados com sua participação nesse importante espaço de debate e inovação. Neste fórum, recebemos submissões em diversas modalidades – desde comunicação oral (pesquisa e relato de experiência) até pôsteres, ensaios fotográficos e apresentações artísticas – permitindo que cada autor escolhesse a forma mais adequada para expressar suas ideias e experiências.


As áreas temáticas abrangem uma ampla gama de atividades relacionadas às coleções e aos museus universitários, promovendo discussões que envolvem gestão, conservação, documentação, educação, comunicação, inovação tecnológica, entre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento museológico.


Além disso, os melhores trabalhos serão reconhecidos por meio de premiações especiais, que valorizam a excelência e a criatividade, reforçando o compromisso com o aprimoramento das práticas e do conhecimento no campo dos museus universitários.

Dos Resultados

  • Submissão dos Trabalhos: 07/04 a 25/05
  • Avaliação dos Resumos pela Comissão Científica: Até 20/06
  • Divulgação dos Trabalhos Selecionados: a partir do dia 30/06
  • Envio das Apresentações: Até 22/08
  • Disponibilização dos Templates: Até 11/07

Modalidades de Submissão

  • Comunicação Oral - Pesquisa
  • Comunicação Oral - Relato de Experiência
  • Pôster
  • Ensaio Fotográfico
  • Apresentação Artística

Áreas Temáticas

  • Gestão e Administração de Museus 
  • Conservação e Restauro de Acervos 
  • Documentação e Catalogação 
  • Educação e Mediação Cultural 
  • Comunicação, Exposição e Divulgação de Patrimônio 
  • Inovação e Tecnologias Digitais em Museus 
  • Memória e História do Patrimônio 
  • Pesquisa Museológica, Políticas Culturais e Museologia Crítica 
  • Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão em Museus 

 

Suporte e Contato

Caso tenha dúvidas, por favor, envie um e-mail para forumdemuseusuniversitarios@gmail.com. 

Estamos à disposição para ajudar!   

Modalidades de Inscrição

Comunicação Oral - Pesquisa

Comunicação Oral - Relatos de Experiência

Comunicação Oral - Relatos de Experiência

Você desenvolve pesquisas na área de museus e coleções universitárias?


Esta modalidade é para você! A Comunicação Oral (Pesquisa) é voltada à apresentação de trabalhos acadêmicos, como projetos de iniciação científica, TCCs, dissertações, teses ou pesquisas em andamento. 


O trabalho será apresentando ao vivo, entre 10 e 15 minutos, durante o evento, com espaço para perguntas e troca de ideias.


Não esqueça: é obrigatório o envio do resumo expandido para avaliação!

Comunicação Oral - Relatos de Experiência

Comunicação Oral - Relatos de Experiência

Comunicação Oral - Relatos de Experiência

Faz parte de uma ação, projeto ou vivência significativa em museus e coleções universitárias? 


Na Comunicação Oral (Relato de Experiência), você compartilha práticas inspiradoras, aprendizados e desafios enfrentados na gestão, educação, documentação, conservação, ou em qualquer outra dimensão da museologia universitária. A ideia é dar visibilidade às experiências reais que acontecem no dia a dia das instituições. 


O trabalho será apresentando ao vivo, entre 10 e 15 minutos, durante o evento, com espaço para perguntas e troca de ideias.


Não esqueça: é obrigatório o envio do resumo expandido para avaliação!

 

Pôster

Comunicação Oral - Relatos de Experiência

Ensaio Fotográfico

Quer apresentar sua pesquisa ou experiência de forma visual e resumida? 


A modalidade Pôster é perfeita para isso!


Ideal para quem deseja compartilhar resultados de forma clara, com imagens, gráficos e esquemas. 


Os pôsteres serão expostos durante o evento e os autores terão um momento reservado para diálogo com o público. 


Não esqueça: é obrigatório o envio do resumo expandido para avaliação!

Ensaio Fotográfico

Apresentação Artística

Ensaio Fotográfico

Você registra o cotidiano dos museus, coleções e comunidades universitárias em imagens? 


O Ensaio Fotográfico é o espaço para expressar sua visão museológica por meio da fotografia. 


A proposta deve dialogar com os temas do evento. As fotos selecionadas serão exibidas durante o fórum nas salas de discussão, entre 10 e 15 minutos, com espaço para perguntas e troca de ideais. 


Não esqueça: é obrigatório o envio do resumo expandido para avaliação!



Apresentação Artística

Apresentação Artística

Apresentação Artística

A arte também comunica, questiona e transforma em museus e coleções universitárias!


A Apresentação Artística acolhe performances, cenas teatrais, intervenções, música, dança, vídeos e outras expressões que dialoguem com o universo dos museus e coleções universitárias. 


As apresentações acontecerão ao vivo em um espaço a céu aberto com tempo separado de 20 a 30 minutos. 


Não esqueça: é obrigatório o envio do resumo expandido para avaliação.

DIRETRIZES PARA A SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO (pdf)Baixar
Template - Resumo Expandido (docx)Baixar

Premiação

A premiação no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários é uma iniciativa essencial para reconhecer e incentivar a excelência e a inovação nas diversas áreas que compõem os museus e coleções universitárias. Nesta edição, o evento contemplará a nomeação de prêmios em homenagem a pesquisadores que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento museológico, mas que já nos deixaram, perpetuando seu legado de dedicação e inspiração.


Serão premiados os melhores projetos nas seguintes categorias:

  • Comunicação oral (Pesquisa)
  • Comunicação oral (Relato de experiência)
  • Poster
  • Ensaio Fotográfico
  • Apresentação Artística


Acreditamos que reconhecer os projetos de maior destaque não apenas valoriza o trabalho dos envolvidos, mas também estimula a busca contínua por inovação, criatividade e qualidade na prática museológica. Essa ação reforça o compromisso do evento com o fortalecimento das práticas e a disseminação do conhecimento, contribuindo para a consolidação de uma cultura de excelência nas universidades e instituições parceiras.


REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DA PREMIAÇÃO


Elegibilidade:

  • Todos os trabalhos aprovados para o evento estarão participando do processo seletivo para premiação, desde que apresentados presencialmente, no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários. Caso os autores desejem não participar podem optar por isso na inscrição.
  • A premiação não possui valor monetário, sendo uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de patrimônio universitário. O prêmio será concedido ao projeto como um todo, em nome de todos os autores, independentemente de seu vínculo com a universidade, seja discente, técnico ou docente.

Submissão dos Trabalhos: 

  • A inscrição deverá ser realizada por meio da plataforma oficial do evento, dentro do prazo estipulado no edital.
  • Cada projeto inscrito deverá incluir um resumo expandido, conforme as diretrizes de formatação do evento.
  • Os dados dos autores e as respectivas afiliações deverão constar de forma clara e completa.


Critérios de Avaliação: Os trabalhos serão avaliados de acordo com:

  • Originalidade e inovação
  • Relevância temática
  • Rigor metodológico
  • Clareza e coerência na exposição (oral e escrita)
  • Contribuição para o conhecimento e prática museológica
  • Qualidade visual e criativa


Processo de Seleção:

  • A avaliação será realizada em pares, conforme as diretrizes estabelecidas para os resumos expandidos.
  • Em caso de divergência entre os avaliadores, um terceiro membro será convidado para emitir o parecer final.
  • Os projetos serão classificados de acordo com as pontuações obtidas nos critérios de avaliação que considerarão o resumo expandido e a apresentação presencial no evento.


Divulgação dos Resultados:

  • Os resultados serão divulgados oficialmente durante a plenária final do evento e posteriormente através dos canais de comunicação do 8º Fórum Permanente de Museus Universitários.


Disposições Gerais: 

  • A participação na premiação implica a aceitação total e irrestrita destas regras.
  • Eventuais dúvidas ou situações não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do evento.
  • As decisões da Comissão Científica são soberanas e não sujeitas a recursos.

    Estas regras visam assegurar a transparência, a equidade e o reconhecimento dos projetos mais relevantes, incentivando a busca pela excelência e inovação no campo dos museus e coleções universitárias.

Trabalhos indicados ao Prêmio (pdf)Baixar

Copyright © 2025 fpmu – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Este site usa cookies.

Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.

Aceitar